Thanksgiving Day: conheça um dos principais feriados dos EUA

É muito comum vermos em filmes cenas em que familiares e amigos se reúnem para celebrar o famoso feriado de Thanksgiving Day – o Dia de Ação de Graças. Nos Estados Unidos, a data é celebrada na última quinta-feira de novembro. Mesa farta e palavras de gratidão são a marca registrada do feriado, que não é celebrado aqui no Brasil. As comemorações de Ação de Graças são tradições muito antigas da cultura norte-americana. A origem do feriado remete ao século XVII, quando os Estados Unidos ainda eram colônia inglesa. 

Nessa época, ingleses e índios nativos promoveram um evento em Plymouth – local onde atualmente localiza-se o estado de Massachusetts – para agradecer pelas boas colheitas e pelo fim de um inverno rigoroso. Durante a festividade, foram servidos diversos alimentos, como batatas, peixes, milhos, patos e perus. O momento de gratidão também serviu para unir os colonos ingleses e a população nativa. Assim, criou-se a tradição que se perpetua, com algumas diferenças, até os dias de hoje. 

Durante muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional. Foi o ex-presidente Abraham Lincoln, em 1863, que declarou que a última quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças. Na atualidade, o Thanksgiving Day não tem mais relação com colheitas ou safras, mas o sentimento de gratidão permanece quase o mesmo. A tradição nos Estados Unidos é agradecer pelos bons momentos, reunindo a família em um jantar. Ao lado do Natal e do Réveillon, o Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. 

O prato principal do Dia de Ação de Graças é o peru, tanto que a data ganhou o apelido de Turkey Day (Dia do Peru). Além disso, também é servido mashed potatoes (purê de batata), stuffing (recheio do peru), gravy (molho de carne), pumpkin pie (torta de abóbora) e muitas outras delícias!

Se comemorássemos o Dia de Ação no Brasil, qual prato não poderia faltar para um Thanksgiving bem brasileiro? Conta pra gente nos comentários!

Já conhece o nosso perfil no Instagram? Siga e fique por dentro da cultura americana.

 

Entre em contato conosco:

    Cultural
    secretaria@cultural.org.br
    Sem comentários

    Poste um Comentário