Taverna Cultural: Americanah

O Clube de Leitura do Cultural está de volta! O próximo encontro do Taverna Cultural está marcado para o dia 11 de novembro, trazendo consigo o debate sobre o livro “Americanah”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

Confira um breve resumo da obra:

“Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra.

Quinze anos mais tarde, Ifemelu é uma blogueira aclamada nos Estados Unidos, mas o tempo e o sucesso não atenuaram o apego à sua terra natal, tampouco anularam sua ligação com Obinze. Quando ela volta para a Nigéria, terá de encontrar seu lugar num país muito diferente do que deixou e na vida de seu companheiro de adolescência.

Principal autora nigeriana de sua geração e uma das mais destacadas da cena literária internacional, Chimamanda Ngozi Adichie parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero. Bem-humorado, sagaz e implacável, Americanah é, além de seu romance mais arrebatador, um épico contemporâneo.”

O encontro terá como mediadoras Aline Aver Vanin e Julia Lourenço.

QUEM SÃO ELAS?

Aline Aver Vanin é doutora em Linguística e professora do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. Integra o Grupo de Estudos Afro-Brasileiros e o Programa de Extensão “Sankofa: movimentos para uma educação antirracista”.

Julia Lourenço, acadêmica do curso de Farmácia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, elenco fixo do podcast PretoPod, atuante no combate ao racismo, membro desde 2018 da comissão de hétero identificação de cotas raciais, integrante do programa de extensão Sankofa, primeira conselheira discente negra do conselho universitário

INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO:

Data do encontro: 11 de novembro

Horário do evento: 18h30min

Local: Livraria Taverna –  R. dos Andradas, 736

GARANTA SEU INGRESSO PELO LINK: Taverna Cultural: Americanah

Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagram e no nosso blog!

Cultural
secretaria@cultural.org.br
Sem comentários

Poste um Comentário