Spelling Bee: o que podemos aprender com essa competição?

Soletrar palavras pode ser uma ótima forma de estudo para dominar o vocabulário inglês

Há alguns anos, sem dúvida você acompanhou ou ouviu falar do quadro “Soletrando”, transmitido pela Rede Globo, durante o programa Caldeirão do Huck. Você sabia que a inspiração vem de uma competição chamada Spelling Bee, famosa nos Estados Unidos e que existe desde 1925?

O nome oficial da competição é Scripps National Spelling Bee e ocorre anualmente nos Estados Unidos. É tão tradicional e levado a sério que já foi transmitido pela ESPN, e hoje a transmissão fica por conta da emissora ABC. O evento é patrocinado por jornais e fundações educacionais, oferecendo um prêmio em dinheiro ao campeão.

Os estudantes começam a participar das competições desde o nível primário ou ensino médio. Há tanto competições individuais, onde um único aluno representa a sua escola, quanto há competições de turmas de mesmo nível. Para se ter uma ideia da magnitude da competição, além de ser nacionalmente conhecida, a edição dos Estados Unidos já contou com participantes de países como Nova Zelândia, Canadá, Jamaica, Porto Rico, entre outros.

Para auxiliar alunos que estão se preparando para participar, a organizadora oferece um livro definitivo com 4 mil palavras, todas já utilizadas na competição. O livro oficial se chama Words of the Champion: Your Key to the Bee, e está à venda na Amazon. Clique aqui para conferir.

 

Como podemos aprender?

 

Trazendo esse cenário para nós, brasileiros e estudantes de inglês, seria válido um evento como esse?

Óbvio que sim.

Veja, por exemplo, o propósito do Spelling Bee contido no site: “Our purpose is to help students improve their spelling, increase their vocabularies, learn concepts and develop correct english usage that will help them all their lives”.

Em tradução livre: “Nosso propósito é ajudar estudantes a melhorarem sua soletração, aumentar seu vocabulário, aprender conceitos e desenvolver o uso correto do inglês que irá ajudá-los em toda suas vidas”.

Já batemos nessa tecla aqui no blog diversas vezes, inclusive viemos criando uma série de textos que abordam um dos principais fundamentos para quem quer aprender inglês: vocabulário. Confira alguns:

 

30 nomes de animais em inglês para o seu vocabulário

Aprenda o nome de algumas frutas em inglês

13 expressões em inglês usadas no dia a dia

Vocabulário: aprenda termos e exercícios de academia em inglês

 

Como não temos uma competição dessas, de alto nível e tradicional, é importante reforçar a ideia de praticar o vocabulário no dia a dia. Soletrar a palavra é uma ótima forma de compreender como ela é escrita, falada e também o seu significado. Lembre-se sempre: vocabulário é poder. Dessa forma, aprender inglês se torna uma tarefa mais fácil e prazerosa, uma vez que você vai conseguir dominar o idioma com mais naturalidade.

 

Cultural
secretaria@cultural.org.br
Sem comentários

Poste um Comentário