Maker Day: conheça o movimento e os eventos que acontecem no Brasil

Muito conhecida nos Estados Unidos, a cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa pode construir, consertar ou criar com suas próprias mãos. A proposta é que as pessoas concretizem suas ideias por conta própria, utilizando os recursos que estão disponíveis. O movimento começou a ser adotado no início do século 20, principalmente em períodos de guerra, onde os equipamentos de combate tinham que ser recuperados com a mão de obra disponível. Foi partir dos anos 1960 que a cultura maker se difundiu nos Estados Unidos, se misturando com conceitos de realização individual já presentes na cultura norte-americana e com a necessidade de se mostrar uma nação poderosa nos tempos de Guerra Fria. De lá pra cá, o movimento se consolidou no país, tornando-se uma tradição que perpassa os ambientes escolares, de trabalho e até mesmo a política. 

No Brasil, a cultura maker vem ganhando força nos últimos anos. A proposta já é vista sendo aplicada em salas de aula, empresas, restaurantes e em diversos ambientes, dentro e fora de casa. Nesse contexto, surgiu o Maker Day Brasil. O evento reúne atividades de diversos centros binacionais dedicados ao ensino da língua inglesa e à promoção de troca cultural entre o Brasil e os Estados Unidos. Em 2020, o evento chega a sua terceira edição. Neste ano, todas as oficinas serão online, ocorrendo simultaneamente em mais de 24 cidades do dia 23 a 26 de setembro. Serão desenvolvidas diversas atividades para que os alunos e a comunidade possam colocar a mão na massa. 

Representado Porto Alegre, o Cultural, como centro binacional e escola de idiomas de referência, também participará do evento. Iremos ministrar a oficina ‘Go Green: horta caseira’, com a participação das palestrantes Ana Paula Santos e Liane Dias Irigoyen. É no dia 26 de setembro, às 15h. Acompanhe todas as informações sobre a oficina nas redes sociais do Cultural!

Venha botar a mão na massa conosco!

 

Cultural
secretaria@cultural.org.br
Sem comentários

Poste um Comentário