Juneteenth: o Dia da Independência Negra

No dia 19 de junho celebra-se, nos Estados Unidos, o “Juneteenth”. Mas você sabe qual o significado desse dia na história do país e, mais especificamente, para a população afro-americana?

 

Juneteenth é uma abreviação para “June Nineteenth” (19 de junho), dia em que os afro-americanos escravizados da região de Galveston, no Texas, receberam a notícia de que seriam livres. Também conhecida como “Black Independence Day” (Dia da Independência Negra), a data é vista como uma celebração à cultura afro-americana, sendo comemorada em diversas partes dos EUA desde 1865.

 

Recentemente ligado ao movimento “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam), o Juneteenth ganhou repercussão ainda maior após uma onda de crimes cometidos pela polícia dos EUA contra cidadãos afro-americanos em 2020, gerando manifestações e protestos por parte da população.

 

A celebração deste ano, ocorrida no último sábado (19), se tornou ainda mais especial: a data foi oficialmente reconhecida pelo presidente Joe Biden como feriado nacional, fato que gerou comoção e festividades em todo o país. 

 

O filme “Miss Juneteenth”, de Channing Godfrey Peoples, é uma boa dica para quem deseja entender mais a fundo a história por trás desse dia.

 

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Cultural!

 

Cultural
secretaria@cultural.org.br
Sem comentários

Poste um Comentário