Imprensa livre para combater fake news

A importância de uma imprensa livre para combater fake news no debate político é o tema do happy hour do Instituto Cultural no dia 8 de maio, às 17h, com os jornalistas Tiago Lobo e Taís Seibt, da ONG Pensamento.org. A escolha do tema lembra o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio. A Pensamento nasceu com a missão de promover a democracia e defender os direitos humanos através do jornalismo. Sua atuação foi reconhecida no 34º Prêmio de Jornalismo de Direitos Humanos, quando a edição da revista Pensamento “Censura, Jamais” ficou em 2º lugar na categoria Especial. Em 2018, a ONG lança a primeira iniciativa de checagem de fatos com foco no Rio Grande do Sul, o Filtro Fact-checking, que irá verificar as declarações de candidatos ao governo gaúcho nas próximas eleições. 

 

Taís Seibt

Jornalista formada pela Unisinos e mestre em Comunicação pela mesma universidade. Atualmente, estuda a prática de fact-checking em sua pesquisa de doutorado em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua desde 2004 em jornalismo multimídia, foi repórter e editora no jornal Zero Hora e já colaborou como freelancer para veículos como BBC Brasil, O Estado de S. Paulo, O Globo, Canal Rural e Agência Pública. É uma das fundadoras do Filtro Fact-checking.

 

Tiago Lobo

Criador da ONG de jornalismo e direitos humanos Pensamento.org, tem 11 anos de experiência em reportagem, edição e produção editorial multiplataforma. Edita a Revista Pensamento, 2º lugar na categoria “Especial” do 34º Prêmio de Jornalismo e Direitos Humanos, promovido pela OAB-RS e Movimento de Justiça e Direitos Humanos do RS, em 2017, pela edição especial “Censura Jamais”. É um dos fundadores do Filtro Fact-checking.

 

Para inscrições:

Email: secretaria@cultural.org.br  

Telefone 3025.0600

Cultural
secretaria@cultural.org.br
Sem comentários

Poste um Comentário