Halloween: 4 curiosidades sobre a data

No dia 31 de outubro, celebramos o Halloween – também conhecido como Dia das Bruxas. Nos Estados Unidos, a data é uma das mais aguardadas do ano e mobiliza todo o país. Residências com decorações especiais, crianças pedindo doces, casas assustadoras, filmes de terror e fantasias super produzidas fazem parte da cultura de Halloween norte-americana. Muitos desses costumes, inclusive, foram incorporados aos festejos da data no Brasil, que passou a celebrar o Dia das Bruxas nos últimos anos. 

No entanto, por mais que estejamos familiarizados com as comemorações, existem muitas tradições e costumes sobre o Halloween que ainda desconhecemos a origem. Elencamos quatro curiosidades para você conhecer um pouco mais sobre a época mais horripilante do ano. Confira: 

1 – Onde surgiu?

Ao contrário do que muitos podem pensar, o Halloween não começou nos Estados Unidos e é muito mais antigo do que imaginamos. Acredita-se que o Halloween surgiu na cultura celta, sendo conhecido como o festival de Samhain. A data celebrava a chegada do inverno, o fim da colheita e o início de um novo ano. Durante os festejos, era comum que o povo celta usasse fantasias porque se acreditava que os mortos retornavam à terra na data. Assim, as fantasias eram uma forma de despistá-los. Essas tradições são de mais de 3 mil anos atrás.

Foi com a colonização das Américas que os costumes celtas foram incorporados à cultura norte-americana. Nos Estados Unidos, as tradições de Halloween foram trazidas por imigrantes irlandeses no século XIX e foram se transformando na festa que conhecemos hoje.

2 – E as bruxas?

Mas de onde veio o nome Dia das Bruxas? Por ser um evento pagão, que ia contra os dogmas da Igreja, durante a Idade Média, as celebrações celtas passaram a ser condenadas. Os praticantes eram considerados bruxos e acabavam na fogueira. Foi assim que surgiu o nome Dia das Bruxas. 

Além disso, existe uma lenda muito difundida nos Estados Unidos sobre as bruxas. De acordo com ela, se você vestir roupas viradas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween, à meia-noite você encontrará uma bruxa. Assustador, né?

3-  Doces ou Travessuras?

Quem nunca ouviu a famosa frase “trick or treat” nos filmes? A tradição de se fantasiar e pedir doces nasceu de um costume europeu do século IX, conhecido como “souling” (almejar). Era comum que no dia 2 de novembro os cristãos fossem de vila em vila pedindo “soul cakes” (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. 

Com o tempo, o costume foi adaptado e modificado até se tornar o que conhecemos hoje. 

4 –  A história das abóboras decoradas

Não se sabe exatamente a origem da tradição, mas existe uma lenda irlandesa que traz uma hipótese. Segundo a história, um alcoólatra chamado Jack Miserable bebeu muito no Halloween, o que fez o diabo ir atrás de sua alma. No entanto, Jack conseguiu enganá-lo para seguir bebendo e vivendo por mais alguns anos. Quando Jack morreu, não foi aceito no inferno, sendo expulso pelo diabo numa noite escura. Com apenas uma brasa de carvão para iluminar o caminho, Jack colocou o fogo dentro de um nabo esculpido e seguiu vagando pela terra.

Com o tempo, as pessoas passaram a esculpir rostos assustadores em nabos, batatas e abóboras para afugentar Jack e outros espíritos malignos, tornando-se uma tradição. 

 

 

 

Cultural
secretaria@cultural.org.br
Sem comentários

Poste um Comentário