Festas de Final de Ano: diferenças entre o Brasil e EUA

Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, o Natal e o Ano Novo são datas muito marcantes e esperadas pela população. As duas celebrações guardam muitas semelhanças de um país para o outro, mas também muitas diferenças. Nos próprios filmes norte-americanos com temática natalina ou de réveillon, é possível encontrar diversas características distintas entre as comemorações. Confira abaixo algumas das diferenças mais marcantes entre o Brasil e os Estados Unidos nas festas de final de ano:

Clima

Enquanto no Brasil os termômetros alcançam altas temperaturas no final do ano, nos Estados Unidos começa um inverno rigoroso. É muito comum que neve em diversas regiões dos Estados Unidos nesse período, o que possibilita diversas brincadeiras, como montar bonecos de neve, andar de trenó e patinar no gelo. No Brasil, devido ao calor, é costume que as pessoas passem as festas de final de ano na praia. Já nos EUA, passar o Natal e o Ano Novo em frente à lareira é a melhor pedida. 

Comidas 

No Natal, Brasil e os Estados Unidos compartilham pratos em comum na ceia, como Peru e Tender, por exemplo. As principais diferenças estão na ceia de Ano Novo. No Brasil, é quase consenso entre a população que a lentilha é indispensável, popularmente conhecida por trazer dinheiro e prosperidade para o ano que se inicia. Já nos EUA, o prato predominante nos lares é o porco. Segundo a cultura local, o porco representa prosperidade por ser um animal que mexe o focinho sempre para frente. 

Simpatias e Tradições de Ano Novo

Quem nunca pulou as famosas sete ondinhas na virada do ano? Ou colocou dinheiro no sapato? Ou até mesmo escolheu determinada cor de lingerie para atrair boas energias? Se você nunca ouvir falar de nada disso, não é brasileiro. Essas simpatias são muito comuns no Brasil. Nos Estados Unidos, a tradição mais conhecida é o beijo da virada. A ideia é beijar a primeira pessoa que você vê no momento em que o relógio bate meia-noite. 

Usar branco 

Por mais que seja algo muito difundido no Brasil, nos Estados Unidos essa tradição não existe. O costume de usar roupa branca no Ano Novo veio das tribos africanas que usavam trajes brancos, cor que simboliza a paz e purificação espiritual, para homenagear Iemanjá na virada do ano.

Beijar embaixo do visco (mistletoe)

Essa é uma tradição de Natal super comum nos Estados Unidos. No Natal, viscos são pendurados em diversos locais e, quando duas pessoas se encontram embaixo deles, a exigência é que elas devem se beijar. Esse costume é muito antigo e remete às religiões pagãs. No Brasil, além do visco não ser encontrado facilmente, essa tradição não existe. 

As árvores de Natal 

Tanto no Brasil quanto nos EUA, é comum enfeitar uma árvore com luzes, bolinhas e diversos adereços no Natal. A diferença é que nos Estados Unidos são utilizadas árvores naturais, principalmente pinheiros. O cultivo de pinheiro é algo muito comum nos EUA, sendo usual a compra da árvore para o Natal. Já no Brasil, a tradição são as árvores sintéticas.

Bebidas

Tanto no Natal quanto no Ano Novo, o espumante é a bebida indispensável para os brasileiros. Já nos EUA, a bebida tradicional de Natal é o Eggnog. O drink é uma mistura de gema de ovos, leite, açúcar, creme de leite e noz-moscada e pode ser servido frio ou quente. 

Agora que você conhece as tradições das festas de final de ano do Brasil e EUA, conta para gente: onde você preferia passar o Natal e o Ano Novo? 

Já conhece o nosso perfil no Instagram? Siga e fique por dentro da cultura americana.

Tags:
, , , ,
Cultural
secretaria@cultural.org.br
1Comentário
  • Fernando
    Posted at 14:10h, 31 dezembro Responder

    Então si eu estiver afim de uma garota é só ficar do lado dela quando virar o ano

Poste um Comentário