homem conversação telefone

Conversação: dicas para melhorar o listening e speaking

Ao aprender um novo idioma, é muito comum que os alunos tenham mais dificuldade na conversação. Afinal, para ter uma boa capacidade de compreensão e expressão em inglês, é preciso praticar constantemente a fala e a escuta. Em relação à fala, é corriqueiro que os estudantes tenham problemas para formular frases maiores, com fluidez e confiança. Já na escuta, a queixa mais cotidiana é que os nativos costumam falar muito rápido e utilizam muitas gírias, o que dificulta a compreensão. 

Para ganhar fluência em inglês, dominar a conversação no idioma é essencial. Para isso, é muito importante praticar a fala e a escuta constantemente. O Cultural selecionou algumas dicas de como melhorar o listening e speaking:

Assista filmes e séries legendados

Você costuma assistir filmes dublados? É melhor repensar esse hábito. Filmes e séries legendados são uma ótima forma de treinar a escuta em inglês e ampliar o vocabulário. Uma dica é assistir um episódio curto de série com legenda e depois tentar assistir sem. É uma boa forma de trabalhar e avaliar sua capacidade de compreensão!

Ouça podcasts em inglês

Para quem tem um nível mais avançado de inglês, ouvir podcast é uma boa opção para treinar a escuta. A dica é escutar atentamente e ir pausando conforme não entender alguma palavra ou expressão. Confira algumas sugestões do que ouvir:  This American LifeStuff You Should Know, Why Won’t You Date Me?

Grave sua voz

Para ter uma boa pronúncia em inglês, é preciso praticar muito. Gravando sua voz é possível identificar as palavras e expressões que você tem mais dificuldade e aperfeiçoar sua fala. Ao longo do dia, grave frases em inglês. Escute-as ao final do dia e anote o que ainda precisa melhorar. 

Dia do inglês

Que tal fazer um dia do inglês com os amigos ou com a família? É um dia em que só poderão se comunicar em inglês. O dia do inglês é uma ótima forma de treinar a fala e a escuta juntos, ajudando um ao outro a melhorar a pronúncia e compreensão. 

Caso você more sozinho, faço um dia do inglês pelo aplicativo WhatsApp! Troque mensagens por áudio com amigos e familiares.

Aulas de conversação

Avalie a possibilidade de realizar aulas de conversação! Por mais que seja possível melhorar o listening e o speaking com algumas práticas simples na rotina, nada substitui a orientação de professores e exercícios focados na conversação. Aulas de conversação podem ajudar muito a ganhar fluência e confiança no inglês. 

Gostou das dicas? Conta pra gente como você treina o listening e speaking aí na sua casa!

Cultural
secretaria@cultural.org.br
Sem comentários

Poste um Comentário