Brasil x EUA: semelhanças e diferenças

Apesar de se localizarem no mesmo continente, o Brasil e os Estados Unidos são países que possuem muitas diferenças, que se devem principalmente pelo processo de colonização. Uma das principais é o idioma, enquanto no Brasil falamos português, nos Estados Unidos a língua nativa é o inglês. O Brasil foi colônia de Portugal, e os Estados Unidos foi colonizado pela Inglaterra. Cada um dos países tinha objetivos diferentes ao se assentar nas terras. Portugal tinha fins de exploração, utilizando os recursos da região para gerar lucro. Já a Inglaterra buscava ocupar e povoar as terras, estabelecendo uma sociedade no território norte-americano. Essas diferenças históricas são importantes para compreendermos a forma como as sociedades brasileira e estadunidense se desenvolveram. 

Devido aos processos históricos distintos e à distância geográfica, existem muitas tradições que não são compartilhadas entre o Brasil e os Estados Unidos. No entanto, com o processo de globalização e o consequente intercâmbio cultural entre os países, muitos costumes estadunidenses foram incorporados à cultura brasileira e vice-versa. Confira algumas diferenças e semelhanças culturais entre o Brasil e os Estados Unidos:

Churrasco

Tantos os brasileiros quanto os estadunidenses amam churrasco, sendo que nos dois países é uma comida tradicional para reunir família e amigos. No entanto, o churrasco  norte-americano não é igual ao brasileiro: uma coisa que não pode faltar nos Estados Unidos é a carne de hambúrguer na grelha. Já no Brasil, são indispensáveis cortes como a picanha e a costela, normalmente preparados no espeto. 

Cachorro-quente

Comida típica dos Estados Unidos, o famoso ‘hot-dog’ passou por algumas adaptações nas terras brasileiras. Nos EUA, o preparo do cachorro-quente leva salsicha, molho agridoce, picles, mostarda e ketchup. Já aqui no Brasil, a receita é mais elaborada, tendo outros ingredientes além da salsicha – milho, ervilha, maionese, batata palha e até purê de batata em alguns estados. 

Paixão por esportes 

Assim como os brasileiros, os estadunidenses também são apaixonados por esportes. Enquanto no Brasil, o futebol é a febre nacional, nos EUA, o basquete, o beisebol e o futebol americano são os esportes que movem multidões. Um exemplo é o Super Bowl, dia em que é decidido o campeão da temporada de futebol americano, o país praticamente para!

Natal

Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, o Natal é uma época para reunir a família, trocar presentes e desfrutar de uma ceia. No Brasil, o peru é um dos principais pratos natalinos, acompanhado de arroz, uvas-passas e salada de maionese. Nos Estados Unidos, o peru é mais consumido no feriado de Ação de Graças. Para o Natal, é comum que preparem ‘roasted beef’ (rosbife) e ‘ham’ (presunto) para ceia. 

 

E você, lembra de outras semelhanças ou diferenças entre os dois países? Conte nos comentários! E, se estiver planejando conhecer os Estados Unidos de perto, saiba que um bom inglês é fundamental. Preencha nosso formulário para saber mais sobre nossos cursos.

Cultural
secretaria@cultural.org.br
Sem comentários

Poste um Comentário