Aulas virtuais: os desafios e benefícios

Com a urgência da pandemia da Covid-19, o Cultural, assim como diversas outras instituições de ensino, teve que rapidamente adaptar suas aulas regulares para o ambiente digital. Como qualquer mudança, alguns percalços e desafios surgiram no caminho, mas nos consideramos bem sucedidos nessa transição. As aulas online oferecem diversos benefícios para os estudantes, como economia de tempo e mais autonomia, por exemplo.

O professor Vinícius Martins Rodrigues conta como tem sido essa experiência com o digital e explica as vantagens das aulas online. Confira:

1 – Com a pandemia, grande parte dos professores e alunos tiveram que se adaptar rapidamente às aulas virtuais. Como foi essa mudança no começo? Quais os maiores desafios?

A chegada abrupta da pandemia fez com que todos tivessem que ter flexibilidade para se reinventar. No início, logicamente todos se sentiram meio perdidos e sem saber o que fazer. Porém, rapidamente conseguimos encontrar uma solução para resolver a situação. A conexão entre coordenação, professores e estudantes foi muito importante desde o início. Eu não chamaria de desafios, mas sim de ajustes. Foi relativamente rápido. Todos precisamos nos familiarizar com os aplicativos de aulas e encontros online e com essa nova forma de interagir. Mas tudo está dando certo.

2 – Já ouvimos muitos alunos relatando dificuldade em acompanhar o conteúdo e até mesmo de se concentrar nas aulas online. O que você fez para conseguir captar a atenção dos estudantes? E quais dicas você daria para um aluno está com dificuldades para se concentrar nas aulas digitais?

As aulas virtuais representaram uma mudança na forma de aprendizagem para muitas pessoas que nunca tinham tido essa experiência. Na minha opinião, é muito importante que os estudantes e o professor tenham uma boa conexão pessoal e de internet também (risos) para possam se manter conectados durante as aulas, metafórica e literalmente falando. Eu, pessoalmente, procuro sempre fazer variadas atividades durante nossas aulas: projeção de telas, jogos de aprendizagem e interagir com os estudantes para que eles se mantenham alertas e atentos. 

Minha dica para que a aula seja mais proveitosa para os estudantes é que eles mantenham as câmeras ligadas e o material sempre próximo. 

 

3 – Como está sendo ministrar aulas online na atualidade? É possível elencar pontos positivos? Se sim, quais?

Com todas essas restrições políticas e por prevenção mesmo, não nos resta outra alternativa a não ser termos aulas online.  Todo mundo tem um computador ou um celular hoje em dia. Então só não experimentou aulas online quem não quis. As aulas estão fluindo muito bem, da mesma maneira como se estivéssemos nos encontrando pessoalmente. Cada um desses formatos tem seus pontos negativos e positivos. E as aulas online tem suas praticidades sim. Você não precisa ficar se locomovendo pela cidade, perdendo tempo no trânsito, pagando estacionamento e gastando dinheiro com gasolina ou no ônibus. Você está sempre a um clique de distância da sua sala de aula e do professor. 

 

4 – Quais os maiores benefícios e facilidades das aulas online?

Entre os benefícios, além da facilidade de se chegar até a sala de aula, como eu disse antes, eu considero o acesso às explicações e conteúdos como pontos positivos dessa nova forma de interação. O Cultural está sempre disponível para os estudantes, desde o primeiro contato até a entrega dos livros didáticos no endereço que os estudantes pedirem. A relação com o professor a partir daí é de forma direta também. Formamos grupos de Whatsapp desde o início das aulas para solucionarmos qualquer problema que possa surgir. Eu disponibilizo no grupo também as apresentações de powerpoint que estudamos nos encontros para os estudantes que quiserem refletir sobre elas em algum outro momento.  O problema é se alguém não tem um laptop, um smartphone ou não sabe usar a internet ou grupos de Whatsapp, para essas pessoas a minha sugestão é que esperar mais um pouquinho mesmo (risos).

 

Conheças os cursos do Cultural! Atualmente, estamos com matrículas abertas para as aulas de conversação online. Entre em contato conosco através do formulário e aperfeiçoe seu inglês!

 

Entre em contato conosco:

Cultural
secretaria@cultural.org.br
Sem comentários

Poste um Comentário