Conheça 5 lendas do folclore dos Estados Unidos

Dos mais populares que aparecem em filmes à criação do Grand Canyon

 

Por definição, folclore é um conjunto de crenças populares formado por lendas, mitos, danças e histórias sobrenaturais. No Brasil temos o Saci, o Curupira, a Mula Sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio, entre outros. E do folclore dos Estados Unidos, você já ouviu falar de alguma criatura que faça parte das crenças populares?

Algumas são famosas mundialmente, inclusive aparecendo em filmes, músicas e jogos. Outras ainda foram importadas para o Brasil e tiveram a sua versão um pouco modificada. Separamos uma listinha para você analisar quantos conhece.

Confira algumas lendas curiosas do folclore dos Estados Unidos

 

  1. Bigfoot

Vamos começar pelo mais popular de todos. O Pé Grande, também conhecido por Sasquatch, é uma lenda mundialmente conhecida, sendo referido no cinema, em jogos, séries e livros. Ele é uma criatura de 2m de altura, com aparência de macaco e que caminha como uma pessoa. Ele é “visto” no noroeste dos Estados Unidos, vivendo entre florestas e montanhas. Também faz parte do folclore do Canadá.

  1. Bloody Mary

Outro clássico que inclusive tem a sua versão brasileira: Loira do Banheiro. A história original é um pouco diferente da nossa. Por lá, Mary foi envenenada e abandonada em frente a um espelho. Um pouco antes de morrer ela consegue escrever o nome do assassino no espelho para que as pessoas soubessem. A lenda diz que Mary aparece somente para pessoas que cometeram alguma injustiça com outra. Macabro, né?

  1. Paul Bunyan and Babe the Blue Ox

Acredito que essa você nunca ouviu falar. A lenda conta que um lenhador carregava um machado gigante consigo e era acompanhado por seu búfalo azul. Um certo dia, por ele arrastar o seu machado grande e pesado pelo chão, surgiu o Grand Canyon. Os dois são tidos como heróis americanos.

  1. The Jackalope

Uma criatura mística, um híbrido com corpo de lebre e galhadas de antílope. O folclore diz que ele tinha capacidade de imitar a voz humana para confundir os caçadores. Viveria na região da Califórnia.

  1. Pele’s Revenge

É um mito originário do Havaí que fala de amor entre um jovem chamado Ohi’a e sua donzela chamada Lehua. Os dois se apaixonaram à primeira vista e logo se casaram. Certo dia, a Deusa Pele desceu do vulcão e viu Ohi’a. Quando esse a rejeitou e voltou para a sua esposa, a Deusa Pele, furiosa, o transformou em uma árvore feia e retorcida. Lehua implorou para que também fosse transformada em uma árvore para ficar junto do seu amor. Os outros Deuses, ouvindo seu lamento, a transformaram em uma linda flor vermelha que florescia na árvore retorcida. Hoje, dizem que se você pegar uma flor Lehua vermelha de uma árvore Ohi’a, os Deuses enviam as lágrimas de Lehua em forma de tempestades.

Acreditamos que estudar inglês no Cultural não envolve somente aprender a falar, escrever, dominar o idioma e regras gramaticais. Aqui, você também aprende muito da história dos Estados Unidos, os seus costumes e cultura em geral. Isso é o mais importante.

Fontes: TheCultureTrip, CoffeeTimes, FolkloreThursday

 

Leia também

5 descobertas famosas de norte-americanos Ficou mais barato emitir o seu visto Você sabe o que são falsos cognatos?

 

Cultural
secretaria@cultural.org.br
Sem comentários

Poste um Comentário